Skip to content

Trabalho voluntário

janeiro 26, 2012

O Realidade Convida não é só um endereço na internet, é um projeto que busca mostrar e mudar a realidade. Por isso, selecionei alguns trabalhos voluntários para apresentar a vocês: são três opções que contemplam desde quem tem uma rotina corrida até quem quer inserir o trabalho voluntário em seu cotidiano. As férias estão acabando e o ano começa de fato, este post é pra todos os que estão interessados em fazer de 2012 um ano melhor em um mundo melhor!

Criado pelo Instituto Elos, o OASIS ANIMA é considerado um jogo solidário pelos seus criadores. Ele consiste em um grupo de apoio a mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos, sejam eles de comunidades, escolas ou hospitais. Pode ser uma reforma completa de um recinto, a coleta de “x” unidades de alimentos ou até construção ou compra de algum bem necessário para aquele grupo de pessoas. O “jogo” possui regras e é aberto a todos que queiram segui-las para tornar o sonho de uma comunidade em realidade. O projeto, hoje, é realizado pelas faculdades UNA e UNI-BH, sendo realizado tanto em Belo Horizonte como em Santos. O bacana do OASIS é o fato de ser realizado em um único final de semana, perfeito para quem tem os horários meio malucos. Eu e a Gabriela fazemos parte desse jogo e só temos elogios a fazer sobre a experiência de ser um “oaseiro”.
http://oasisanima.ning.com/

Doutores da Alegria – instituição sem fins lucrativos onde, ao contrário do que a maioria pensa, são recrutados palhaços – e não doutores – para o trabalho de distribuir alegria e afeto a um público hospitalar. O voluntariado é bem selecionado, mas com cursos que permitem, em pouco tempo, a inserção no grupo dos palhaços doutores. Em Belo Horizonte, são fornecidos três tipos de cursos.

Palhaços para Curiosos – é um curso introdutório para os curiosos e explica o que é a arte do palhaço hospitalar. O curso não necessariamente é voltado para quem deseja se tornar um. (Duração de dois meses, com encontros semanais).
Formação Básica para o Palhaço – voltado para estudantes de teatro e atores profissionais. Curso de formação na linguagem do palhaço, com duração de oito meses, para apontamento de caráter, desenvolvimento de jogo cênico e treino.
PHD – O Palhaço, sua Habilidade e seu Desenvolvimento – para estudantes de teatro e atores profissionais que já realizaram cursos específicos de Palhaço anteriormente. Aprofundamento da pesquisa do palhaço e treino.
http://www.doutoresdaalegria.org.br/

Cidadão Global AIESEC tem o intuito de promover a responsabilidade social, o entendimento sobre outras culturas, o empreendedorismo e o voluntariado em outros países. Tudo isso acontece por meio de intercâmbios promovidos pela AIESEC Brasil. A experiência consiste em uma viagem de seis meses ou mais para vivenciar novas culturas e gerar impacto positivo para outros países através do voluntariado.

http://www.aiesec.org.br/

Thiago Raydan

___

Observação: a série “Os invisíveis da Savassi” continuará no mês de fevereiro, curtam nossa página no facebook para acompanhar!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: